quinta-feira, 14 de março de 2013

A importância da Bíblia...

Muitos incrédulos, não dão a devida importância à Bíblia, porque pensam que sendo o erro da natureza do homem, nela existe falhas, pois aproximadamente 40 homens de épocas e origens distintas, escreveram os vários livros que a compões.Entretanto a Bíblia tem somente um único autor para cada palavra que está escrita. Em 2 Timóteo 3:16 diz que toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus.O propósito bíblico, é revelar o amor e as verdades de Deus ao homem.É o livro mais sábio, pois para todas as perguntas, a Bíblia tem uma resposta; ele é útil para nos ensinar e nos instruir a servir à Deus."Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as falhas e ensinar a maneira certa de viver" 2 Timóteo 3:16.A leitura da Bíblia nos fortalece e é tão importante quanto nossa alimentação : "...pois nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede de Deus..." Mateus 4:4. As palavras que Deus nos traz, é nosso alimento espiritual. Nós Cristãos, sabemos a importância de ouvir a voz do nosso Pai, portanto, é através da leitura da Bíblia que Ele fala conosco. Contudo devemos viver aquilo que está escrito, assim como lemos um manual de instruções, assim, aquele que não vive da maneira correta, em Mateus 7:26, é comparado a alguém insensato, que constrói sua casa na areia, onde na primeira dificuldade, ela não irá resistir, pois seu alicerce não está firme:" Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída." Mateus 7:26-27.Mesmo após tantos anos, a palavra de Deus permanece sem erros e sem mudanças, e continua sendo instrumento para transformações na vida das pessoas. É através da bíblia que Deus nos deixou um grande exemplo de caráter e nos mostra o quão grande é Seu amor por nós.

By: Letícia :)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Será que podemos nos livrar da culpa dos nossos erros?

“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. Gn 3:12,13                                                                                                                                                          A sua vida é o resultado das escolhas que você faz. Não podemos culpar alguém por um pecado que nós mesmos cometemos. Em Gn: 10-13, Adão culpa a Eva, e Eva culpa a serpente por terem desobedecido a Deus, mas a verdade é que Eva deixou se enganar pela serpente, e consequentemente, Adão deixou ser enganado pela Eva, mas ambos escolheram comer o fruto.
Nós, cristão, temos o auxílio o Espírito Santo, mas percebermos que cometemos um erro, mas nossa natureza humana, insiste em querer justificar ou transferir a culpa para alguém ou alguma coisa.
Justificar, significa tentar arrumar um motivo pelo qual tenha o levado a cometer um erro. Mt 26:41 diz : “Vigiai e orai, para que não caiam em tentação.” E se cometemos alguma falha por algum motivo, a única justificativa é que não vigiamos e oramos como deveríamos.
Transferir a culpa, significa tentar parecer inocentes fazendo com que o outro seja o responsável pelo nosso erro.
Aí vai um exemplo bíblico, de um homem, que tentou justificar seu pecado:
Gn 26:7-8: “Quando os homens daquele lugar lhe perguntaram sobre sua mulher, ele disse que ela era sua irmã. Teve medo de dizer que ela era sua mulher, pois pensou: “Os homens desse lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ela ser tão bonita”. Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher. Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “ Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã?” Isaque respondeu: “Porque pensei que poderia ser morto por causa dela.”
Nesse texto, Isaque foi consciente na hora de decidir que iria mentir.
Agora vai o exemplo de Pilatos, que não quis ter responsabilidade com a morte de Jesus, e a transferiu para o povo:
Mt 27:21-24: “Então perguntou o governador: “Qual dos dois vocês querem que eu solte?” Responderam eles: “Barrabás!” Perguntou Pilatos: “O que farei então com Jesus, chamado Cristo?” Todos responderam: “Crucifica-o” “Por que? Que crime ele cometeu?” perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: “Crucifica-o!” Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, ao contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água e disse: “Estou inocente do sangue deste homem, a responsabilidade é de vocês!”
Pilatos, estava consciente do que ia fazer e mesmo assim fez, porém transferiu a culpa para a multidão.
Zaqueu e Davi, são exemplos, de que é possível, se arrepender dos erros e aceitar as consequencias, sem culpar uma pessoa ou uma circunstância.
Lc 19:8 “Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens  aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.”
Sl 51:3-4 “Pois eu mesmo, reconheço minhas transgressões, e o meu pecado me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é sua sentença e tens razão em condenar-me.”
Conclusão:Temos duas razões para não justificar ou transferir o nosso pecado para o próximo:
1° A Bíblia, nos alerta quando diz “ Pensem nisso, pois quem sabe que deve fazer o bem e não faz, comete pecado.” Tg 4:17.
2°O o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os nossos pecados, “Se, porém andarmos na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 Jo 1:7

By: Letícia

quinta-feira, 7 de março de 2013

Você sabia que Jesus orou por nós?

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também para aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste." Jo 17:20-21.

Nesses versículos Jesus não intercedia somente por Seus seguidores daquela época, mas também intercedia aos que iriam crer Nele, ao decorrer do tempo (v.20).
Nós, que cremos em Jesus, podemos voltar no tempo e ver que Ele, já pensava na gente!!! Estávamos em sua mente enquanto ele se preparava para entregar Sua vida, a fim de prover perdão aos nossos pecados e nos dar vida de comunhão com Deus.
Jesus orou para que tivéssemos comunhão com outros cristãos, e para que fossemos um só com Ele, com nosso Deus e com o Espírito Santo, a fim que outros pudessem ver quem Ele é, através das nossas vidas. Ele orou por nossa salvação, a fim de que pudéssemos estar com Ele pra sempre; e prometeu continuar se revelando para que a gente experimentasse cada vez mais o Seu amor.

Séculos atrás, enquanto Jesus orava, Ele pensava em você. E hoje Ele vive, e continua intercedendo por você : "Portanto, Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio Dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles." Hb 7:25

O desejo de Jesus, é que você se torne um com Ele e com nossos irmãos em Cristo, para que os que vierem depois de nós, creiam nele. Agradeça à Jesus, porque mesmo muito tempo antes, de você, de seus bisavós, de seus tataravós, nascer, Ele já orava por você !!!

By: Letícia =)

terça-feira, 5 de março de 2013

Não confie nos seus Sentimentos


Gentee!! Essa devocional eu já tinha escrito faz um tempinho, mas eu resolvi mostrar pra vocês porque eu achei que tem tudo a ver com a koinonia de hoje!!

Não confie nos seus sentimentos !!

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; ensinem-se e aconselhem-se um aos outros em toda a sabedoria [...] com gratidão à Deus em seus corações.” Colossenses 3:16

A palavra de Deus é o fundamento da nossa fé, portanto, é pela Bíblia que poderemos saber se estamos corretos ou não, diante de Deus; para isso não devemos confiar nos nossos sentimentos. Não devemos olhar para o nosso EU, porque nós sabemos que a carne é fraca, portanto se nossas ações forem impulsionadas pelos nossos sentimentos, provavelmente iremos pecar.
Quando nós não damos a devida importância aos ensinamentos que a Bíblia traz, e andamos conforme nós queremos, sempre iremos tropeçar nos nossos próprios pés, isto é, vamos “quebrar a cara” por causa das nossas próprias escolhas.
Dia a dia, lutamos contra as nossas vontades, e se dermos créditos aos nossos sentimentos, como iremos vencer nossa natureza pecaminosa? Temos que andar com a palavra de Deus no coração, e confiar somente nela, para termos certeza que estamos de acordo com a vontade de Deus: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”. Salmos 119:11. 
Devemos amar e pensar nas palavras da Bíblia, toda hora (Salmos 119:97)! Nos Salmos 119:1-3, dizem que feliz é aquele que anda conforme a lei e os caminhos de Deus, e  apesar de que nem sempre é fácil seguir isso, devemos sempre lembrar que a vontade Dele é perfeita e agradável.
Obedecer à Deus vai nos poupar de sofrimentos e vai resultar em um relacionamento mais íntimo com Ele !!!


By: Letícia :)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Você influencia ou é influenciado??

Virou normalidade em nosso meio ver jovens influenciados fortemente pela mídia. O deus desse mundo exerce uma forte influência através de Bandas de Rock’s, Novelas, Filmes, entre muitos artifícios para que as pessoas banalizem alguns comportamentos que não condizem com a palavra de Deus, que tudo vire uma normalidade. Assim fez também a serpente com a Eva , influenciou para que ela comece do fruto da arvore. Mas olhem que interessante após a serpente ter tentado Eva, ela teve a seguinte reação :
“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e além disso desejável para dela obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido que comeu também” (Gênesis 2:6)

Hoje acontece a mesma coisa, os jovens primeiramente vêem algo que possa ser legal como por exemplo fazer parte da turma da popularidade da escola , e são atraídos por verem que possa ser legal, além disso desejam obter algo, no caso a popularidade. Além disso, são tão corrompidos por esses pensamento que “dão” esses frutos a outra pessoa, ou seja, assim como Eva, comeu o fruto e deu também ao seu marido, os jovens influenciam a outros jovens para seguir o mesmo caminho. Infelizmente isso não só acontece com os jovens do mundo mas também no meio Cristão.  

Você tem influenciado as pessoas serem como os famosos, que se vestem legal, tem um comportamento rebelde, ou você, tem influenciado as pessoas serem como você seguidor de Cristo? Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (um Coríntios 11:1). A sua vida deve ser um exemplo para todos os que te cercam. Primeiramente você deve ser como Cristo, e para que você tenha o mesmo caráter dEle é necessário dedicação e principalmente praticar a palavra de Deus. Há um jovem na bíblia que nos ensina muito. Olha o que Paulo fala para Timóteo:


Vamos ver em detalhes e comparar com nossos dias atuais: “… era atraente aos olhos e além disso desejável para dela obter discernimento”. Perceba que nos dias de hoje ainda há uma ligação muito forte com esse versículo, vejam que Eva foi seduzida pelo que os seus olhos viam e além disso desejou obter discernimento. 

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (I Timóteo 4:12). 
Não adianta você ser somente um jovem que vai sábado e domingo na igreja. O que importa é que você seja um exemplo em todas as essas coisas, “… na palavra, no procedimento (na prática), no amor, na fé e na pureza” Quando você tem um comportamento desses, você sem perceber é um exemplo para muitos, e eles ficaram incentivados para ter as mesmas qualidades que você tem em Cristo. Por isso seja um exemplo, não pelo o que você veste, nem pela marca da camisa que você usa, mas sim pelo caráter de Cristo que atua em sua vida. E assim sem perceber, você será um canal de benção para que muitos outros adolescentes conheçam o amor e a comunhão com Cristo!
“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo, quanto aos que o ouvem”.

E então eu te pergunto: Qual está sendo a sua influência na vida de outras pessoas?

(Timóteo 4:16)

By: Letícia :)

domingo, 3 de março de 2013

Deus nunca nos decepciona !!!

O que é decepção pra vc???
Na bíblia, em Lucas 15; 11:32 uma parábola bem conhecida é a do filho pródigo, nessa parábola conta à história de um filho que deixou sua casa, abandonou sua família, pediu todo o seu dinheiro e tomou a decisão de ir curtir com os amigos pelo mundo.
O Pai com certeza naquele momento sentiu uma decepção enorme, mas ele sabia que Deus estava no controle.
Ele chorou, sentiu tristeza no coração, mas não desanimou, continuou firme e esperou seu filho voltar. Você pode estar pensando: “será que ele voltou?” Sim, ele voltou, e ainda pediu desculpas para o pai.
Ele está sempre conosco, sempre nos aconselhando, mostrando ser amigo verdadeiro...
Sempre quando decepções alcançarem o seu coração, deite, reflita e ore ao Criador. Conte pra Ele tudo que te incomoda e a resposta será certa sobre a sua vida.
Eu fico imaginando como o pai poderia agir naquele momento com tanta certeza em aceitá-lo de volta? Podemos ver que o pai sofreu a decepção, mas não deixou aquilo ser plantado no seu coração.
Quando sofremos a decepção com alguém, Deus nos conforta. Na maioria das vezes não estamos preparados para aquele momento, e com isso sofremos, choramos e sentimos um vazio muito grande. Isso é normal, mas infelizmente o normal para nós, se transforma em uma brecha para o diabo. O diabo usa as pequenas coisas para nos desanimar e nos tirar do caminho correto.
Eu estava lendo uma reportagem e retirei um trecho que eu identifiquei muito com a palavra decepção:
“Trata-se da quebra de um conceito criado pela nossa mente, invariavelmente não verdadeiro. Fomos nós que construímos os valores e o rótulo que colocamos na outra pessoa. Foram nossos conceitos que pautaram o carinho, o amor e a amizade. Ninguém é igual a nós”.
É difícil entender sim, mas com todas essas palavras só temos uma certeza; o Deus que nós servimos nunca nos decepciona.
Sofremos com atitudes de pessoas, amigos, familiares, mas nunca com Deus.
Nunca esqueça que à vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Romanos 12:2.
Espera no Senhor no tempo do Senhor a resposta para tal oraçãoSalmos 37-1; 4
Bjss

By: Letícia :)