sexta-feira, 8 de março de 2013

Será que podemos nos livrar da culpa dos nossos erros?

“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”. Gn 3:12,13                                                                                                                                                          A sua vida é o resultado das escolhas que você faz. Não podemos culpar alguém por um pecado que nós mesmos cometemos. Em Gn: 10-13, Adão culpa a Eva, e Eva culpa a serpente por terem desobedecido a Deus, mas a verdade é que Eva deixou se enganar pela serpente, e consequentemente, Adão deixou ser enganado pela Eva, mas ambos escolheram comer o fruto.
Nós, cristão, temos o auxílio o Espírito Santo, mas percebermos que cometemos um erro, mas nossa natureza humana, insiste em querer justificar ou transferir a culpa para alguém ou alguma coisa.
Justificar, significa tentar arrumar um motivo pelo qual tenha o levado a cometer um erro. Mt 26:41 diz : “Vigiai e orai, para que não caiam em tentação.” E se cometemos alguma falha por algum motivo, a única justificativa é que não vigiamos e oramos como deveríamos.
Transferir a culpa, significa tentar parecer inocentes fazendo com que o outro seja o responsável pelo nosso erro.
Aí vai um exemplo bíblico, de um homem, que tentou justificar seu pecado:
Gn 26:7-8: “Quando os homens daquele lugar lhe perguntaram sobre sua mulher, ele disse que ela era sua irmã. Teve medo de dizer que ela era sua mulher, pois pensou: “Os homens desse lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ela ser tão bonita”. Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher. Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “ Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã?” Isaque respondeu: “Porque pensei que poderia ser morto por causa dela.”
Nesse texto, Isaque foi consciente na hora de decidir que iria mentir.
Agora vai o exemplo de Pilatos, que não quis ter responsabilidade com a morte de Jesus, e a transferiu para o povo:
Mt 27:21-24: “Então perguntou o governador: “Qual dos dois vocês querem que eu solte?” Responderam eles: “Barrabás!” Perguntou Pilatos: “O que farei então com Jesus, chamado Cristo?” Todos responderam: “Crucifica-o” “Por que? Que crime ele cometeu?” perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: “Crucifica-o!” Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, ao contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água e disse: “Estou inocente do sangue deste homem, a responsabilidade é de vocês!”
Pilatos, estava consciente do que ia fazer e mesmo assim fez, porém transferiu a culpa para a multidão.
Zaqueu e Davi, são exemplos, de que é possível, se arrepender dos erros e aceitar as consequencias, sem culpar uma pessoa ou uma circunstância.
Lc 19:8 “Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens  aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.”
Sl 51:3-4 “Pois eu mesmo, reconheço minhas transgressões, e o meu pecado me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é sua sentença e tens razão em condenar-me.”
Conclusão:Temos duas razões para não justificar ou transferir o nosso pecado para o próximo:
1° A Bíblia, nos alerta quando diz “ Pensem nisso, pois quem sabe que deve fazer o bem e não faz, comete pecado.” Tg 4:17.
2°O o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os nossos pecados, “Se, porém andarmos na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 Jo 1:7

By: Letícia

2 comentários:

  1. Leeeeeee!!! Ficou muitooo bom!

    O mais interessante, é que a biblia sempre nos leva a perceber o quanto somos pecadores!

    Que Deus nos ajude a assumir nossos erros e a nos arrependermos verdadeiramente de nossos pecados!

    Bjs Deh

    ResponderExcluir
  2. Muitooo bom Lé,
    Deus abençoe sua vida e q a cada dia possamos reconhecer nossas falhas como Zaquei e Davi e buscar fazer o q é certo diante de Deus.


    Abraço

    ResponderExcluir