quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Amor - Parte III - O Amor ao Próximo


Semana passada falamos sobre o amor a Deus. E ... Quando amamos a Deus o que nós fazemos? Obedecemos! E é sobre isso que vamos falar hoje!

Jesus nos deixou um mandamento em Jo 13: 34-35: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". 

E ai eu te pergunto, será que as pessoas tem conhecido a gente como discípulo de Jesus? Como discípulo de Jesus, como eu amo as pessoas? Como demonstro isso?

A verdade é que desde que o pecado entrou no mundo, o homem foi se tornando cada vez mais egoísta e mesquinho! Não amamos as pessoas, não queremos nos dedicar a elas... na verdade nós só queremos as coisas sem ter a obrigação de dar nada em troca! Para amar o nosso próximo precisamos amar primeiro a Deus!

Mas quem é o nosso próximo? Nosso próximo é qualquer um, da melhor à pior pessoa, nossos amigos, inimigos, família, presos, chefes... qualquer um!

Em Mt 25: 31-46 Jesus diz: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde  criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, eu com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
"O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". 

Quando olhamos para esse texto vemos que na verdade não fazemos nada para Jesus, na verdade não precisamos nem ir muito longe, nem fazer algo que pareça tão “altruísta”. O fato é que nem o básico fazemos, como por exemplo, dedicar tempo a alguém, perdoar, abrir mão das nossas vontades, dividir algo que temos, dedicar tempo... e isso até mesmo para as pessoas que supostamente amamos!

bíblia nos da alguns exemplos, dos quais podemos coloca-los em pratica!

Sujeitai-vos uns aos outros – Ef 5:21 – “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.”

Perdoai-vos Ef 4:32 - Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. 

Levai as cargas uns dos outros – Gl 6:2 – “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.”

Orai uns pelos outros – Tg 5:16 – (...) “e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” 

Quero terminar com o versículo de João 13:14: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” 

Porque será que nos achamos melhor que Jesus? Ele lavou os pés dos seus discípulos mesmo sabendo que Pedro iria o negar, e Judas iria trai-Lo! E nós por muito menos não conseguimos amar nem nossos “amigos” ou parentes...

Para lembrarmos sempre 1ª Co 13: 3-7

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Rm 12:9

Deus abençoe
Debora

terça-feira, 23 de abril de 2013

O Amor - Parte II - O Amor a Deus


Se algum dia alguém te perguntar, "O que é o Amor de Deus?", será que você terá a coragem de dizer "O Amor de Deus é a minha vida". Um Irmão em Cristo chamado Richard Wummburd, ficou preso por treze anos por causa do seu amor a Deus, certa vez um dos seus companheiros de cela perguntou-lhe, "Como é Jesus?", ele respondeu, "Jesus...Jesus é assim, igual a mim". 

Será que podemos dizer isso?

Pra você! O que seria amar a Deus? Será que amar a Deus é somente ir à igreja aos domingos, ler a bíblia, orar e dizimar?

Não podemos nos esquecer que o principio do evangelho é o mandamento de Jesus abra em Marcos 12:28-30: Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?". Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. ’ Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”. 

É importante ressaltar que Jesus não diz que devemos amar a Deus por meio de palavras, mas de todo coração, alma, entendimento e forças! E porque isso!?

Amar a Deus, envolve toda nossa vida, é esse amor que deve guiar nossos atos, nossa obediência à sua vontade!

Amar a Deus de coração: Quando amamos alguém de todo nosso coração como nos portamos com ela? Queremos agrada-la, ansiamos pela sua presença, queremos estar juntos! Será que amamos a Deus de coração? Como agimos diante da Sua presença? Quantas vezes falamos com Ele?

Amar a Deus com o entendimento: É muito difícil amar alguém que não vemos de forma racional, ou seja, sem sentimentalismo! Pois é muito fácil amarmos a Deus quando estamos em um “show”, monte, ou acampamento, mas prestar um culto racional diante de Deus é algo que não sabemos fazer! Ama-Lo com nosso entendimento, é crer que ELE é o grande EU sou, mesmo sem algo tangível (que podemos tocar), mas admirando Sua beleza por meio da sua criação, e dando a ELE toda gloria e louvor!

Amar a Deus com nossas forças: e agora, como assim amar a Deus com nossas forças? Amar a Deus significa renunciarmos nosso querer, passar por provações e lutarmos pra não desanimarmos! Quando enfrentamos o primeiro obstáculo, como agimos? Murmuramos? Choramos as magoas?

Jesus disse em Lc 9: 23 -24: Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. 

Amar é se sacrificar pelo beneficio de quem é amado. Portanto, quem ama a Deus de verdade , é capaz de sacrificar suas vontades, desejos, negar a si mesmo para fazer a vontade DELE!

Será que somos capazes disso? O amor nos motiva à obediência!

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". João 14:21

Quem ama a Deus obedece sua palavra por completo, e porque? Porque sabe que ela sempre é o melhor para nós!

Semana que vem veremos qual é um dos maiores exemplos de obediência a Deus!

Deus abençoe!
Debora

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Amor - Parte I


Todas as quartas-feiras do mês de Abril, estaremos aprendendo sobre Amor!

Infelizmente vivemos em uma sociedade onde amor já não existe mais! Não na proporção e na perfeição que deveria, por isso o mundo tem caminhado para sua destruição!

A grande questão é: Será que os cristãos realmente sabem o que é amor?

Por isso é importante que haja uma constante reflexão do quanto amamos a Deus em nossas vidas. E pra começar é importante que nos possamos refletir se, será que realmente sabemos o que é o amor?


O dicionário define como: s.m. Afeição viva por alguém ou por alguma coisa. Algumas pessoas definem como o ato de se dar sem querer receber nada em troca.

Agora, será que amamos alguém? Será que amamos a nós mesmos? Será que amamos a Deus?

Em nosso discurso, dizemos SIM, a todas essas questões. Mas o que é mais difícil é perceber e assumir que na verdade, nosso amor esta tão banalizado que acreditamos que nosso amor tão falho é tudo que podemos oferecer!

Agora, qual a diferença em falar o amor e viver o amor? No livro de Mateus, Jesus disse: Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo. "Vocês estão vendo tudo isto? ". Perguntou ele. "Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas". Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? ". Jesus respondeu: "Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Mateus 24:1-11

Agora quero focar no versículo 12 de Mt: 24 que diz: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,” – Porque Jesus disse isso? O que tem sido mais importante para nós? Roupas, status, dinheiro, estilo, tecnologia, trabalho?

A verdade é que não amamos NINGUEM, amamos apenas o nosso EU. E é sobre isso que vamos aprender. Porém, antes de aprender sobre amor, é preciso que nossos corações estejam quebrantados por Deus, para que haja uma mudança de vida, pois nosso coração esta endurecido! Por mais que ouvimos não conseguimos mudar e entender! Por isso peça a Deus que molde seu coração!

Em 1º Co 13: 1-7, Paulo nos explica o que é amor! O amor, não se ira, não se vangloria, não é egoísta! E nós? Como é o nosso amor!

Deus em seu infinito amor e compaixão, mandou seu único filho para nos ensinar o que é o perfeito amor! Jesus fez coisas tão maravilhosas... e isso nos prova que podemos fazer também! O grande problema é que nós sabemos o q devemos fazer mas sempre temos uma desculpa para nos justificarmos.

Paulo em 2º Timoteo 3: 2-7, nos relata o tamanho da maldade do homem, e muitas vezes nos indentificamos plenamente com isso, mas na carta de Galatas no capitulo 5:22, ele mostra como de fato deveríamos ser...

Espero que nesse mês possamos refletir em tudo isso! No quão egoístas nós somos! Como não amamos a Deus e nem as pessoas, sem isso não há evangelho! O amor independe do que o outro te oferece!

Jesus nos amou primeiro, não ficou vendo se nós merecíamos ou não! Quem somos nós para julgar?

Para terminar em Joao, Jesus diz assim “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.”  João 15:12-14

Diante disso eu pergunto: Por quem você morreria? Será que você pode ser considerado um amigo de Jesus?

Com amor!

Deh!