quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Amor - Parte III - O Amor ao Próximo


Semana passada falamos sobre o amor a Deus. E ... Quando amamos a Deus o que nós fazemos? Obedecemos! E é sobre isso que vamos falar hoje!

Jesus nos deixou um mandamento em Jo 13: 34-35: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". 

E ai eu te pergunto, será que as pessoas tem conhecido a gente como discípulo de Jesus? Como discípulo de Jesus, como eu amo as pessoas? Como demonstro isso?

A verdade é que desde que o pecado entrou no mundo, o homem foi se tornando cada vez mais egoísta e mesquinho! Não amamos as pessoas, não queremos nos dedicar a elas... na verdade nós só queremos as coisas sem ter a obrigação de dar nada em troca! Para amar o nosso próximo precisamos amar primeiro a Deus!

Mas quem é o nosso próximo? Nosso próximo é qualquer um, da melhor à pior pessoa, nossos amigos, inimigos, família, presos, chefes... qualquer um!

Em Mt 25: 31-46 Jesus diz: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde  criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, eu com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
"O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". 

Quando olhamos para esse texto vemos que na verdade não fazemos nada para Jesus, na verdade não precisamos nem ir muito longe, nem fazer algo que pareça tão “altruísta”. O fato é que nem o básico fazemos, como por exemplo, dedicar tempo a alguém, perdoar, abrir mão das nossas vontades, dividir algo que temos, dedicar tempo... e isso até mesmo para as pessoas que supostamente amamos!

bíblia nos da alguns exemplos, dos quais podemos coloca-los em pratica!

Sujeitai-vos uns aos outros – Ef 5:21 – “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.”

Perdoai-vos Ef 4:32 - Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. 

Levai as cargas uns dos outros – Gl 6:2 – “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.”

Orai uns pelos outros – Tg 5:16 – (...) “e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” 

Quero terminar com o versículo de João 13:14: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” 

Porque será que nos achamos melhor que Jesus? Ele lavou os pés dos seus discípulos mesmo sabendo que Pedro iria o negar, e Judas iria trai-Lo! E nós por muito menos não conseguimos amar nem nossos “amigos” ou parentes...

Para lembrarmos sempre 1ª Co 13: 3-7

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Rm 12:9

Deus abençoe
Debora

Nenhum comentário:

Postar um comentário